História de Campo do Brito


A origem do município é relatada em duas versões: a primeira é que teria surgido o povoamento na localidade denominada de Brito Velho, um povoado no qual havia ruínas de uma capela, inclusive atribuem a origem do nome do município à posse do coronel Porfírio de Brito sobre as terras do Brito Velho, que usou esses campos para a criação de seus animais (PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO DO BRITO, 2015). Depois de um surto de cólera, ocorrido na cidade, a sede foi transferida para o lugar a qual está localizada até os dias atuais. De acordo com a outra versão, o município originou com a construção de uma capela situada no mesmo local onde está situada a igreja Matriz e a partir desta foi realizado um povoamento, tracejando ruas que deram lugar a cidade que se conhece como Campo do Brito, sede do poder municipal (PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO DO BRITO, 2015).

Em 1º de março de 1601, os padres da Companhia de Jesus, os Jesuítas, por intermédio do Irmão Amaro Lopes, obtiveram terras em sesmarias, entre o vale do rio Vaza-Barris e a serra da Cajaíba (IBGE). Essas terras pertenciam ao município de Itabaiana, que compreendia os atuais territórios de Campo do Brito, Frei Paulo, Carira, Ribeirópolis, Moita Bonita e Simão Dias e Itabaiana, cujas terras eram utilizadas para criação de gado e com cultivos agrícolas (IBGE).

Em 1845, o povoado passou a categoria de freguesia, quando foi fundada a paróquia Nossa Senhora da Boa Hora, tornando-se independente de Santo Antônio das Almas, de Itabaiana. Em 1894, passou-se a categoria de vila. Em meio a essas mudanças, o Padre Freire de Menezes, pároco da comunidade, desde 1891, que desempenhava respeitável função religiosa na comunidade e a uma capacidade de convergência de forças políticas, tornara-se importante liderança política (FONSECA, 1989).

A oportunidade de emancipação surgiu em 1910, quando o general José Siqueira de Menezes, candidato ao Governo do Estado, foi a Campo do Brito pedir votos aos britenses, o padre aproveitou a oportunidade e, em troca do apoio, solicitou a emancipação após a eleição do então candidato. Após vitória no pleito e em cumprimento com o acordo realizado, o General apresentou o projeto de lei para emancipação da freguesia. Em 29 de outubro de 1912, foi sancionada a Lei nº 624 que emancipou Campo do Brito, tornando-se independente de Itabaiana, e, nesse período, contava com um extenso território que abrangia os atuais municípios de Pedra Mole, Pinhão, Macambira e Ribeira, povoado de Areia Branca. Posteriormente, essas áreas foram desmembradas e deram origem aos citados municípios. Apoiado pela situação política, nas primeiras eleições o Padre Freire foi o primeiro prefeito eleito do município (FONSECA, 1989)

Fonte: Acervo Novas Ruralidades no município de Campo do Brito-SE.

Nenhum comentário