Escola Municipal Padre Freire de Menezes


Criado em 1966, seu nome, Ginásio Padre Freire de Menezes é uma justa homenagem aquele que foi o personagem principal da emancipação política do nosso município. Fundado durante a administração do ex-prefeito Osvaldo Lemos de Almeida, tem se constituído numa das mais importantes fontes de transmissão do conhecimento sistematizado, desempenhando um relevante papel na formação cultural de uma considerável parcela da comunidade britense.

Durante a 1ª fase funcionou como ginásio. Por ele passaram seis diretores: Padre Raul, primeiro diretor, Carlos Almeida Lima (in-memória), Antônia Souza B. Rocha, Raimundo José de Souza, Maria Edilde Souza e José Wellington Bezerra Santos.

Em 1984, passou a ser administrado pela CNEC, oferecendo apenas o 2º grau. Tendo à frente a diretora Maria Isabel S. Fontes, a princípio ministrando o curso técnico em contabilidade e científico. Não obtendo muita aceitação esse primeiro foi substituído pelo pedagógico.

Em 1987 a professora Ana Lúcia Sobrinho assumiu a direção da então escola, e não mais ginásio, conduzindo os destinos da mesma até 1992.

No último ano em que a escola funcionou sob a tutela da CNEC (1993), já foi administrada pelo professor Jorge Correia de Lima.

Em 1994, tendo em vista que as despesas com a manutenção da escola sempre foram arcadas pela prefeitura Municipal de Campo do Brito, optou-se pela sua municipalização.

No ano 2000, o Ensino Médio (antigo 2º grau) foi extinto, em função da reestruturação do ensino proposta pela Lei Nº. 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), que estabelece que o município deve arcar prioritariamente com a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. Em 2002, na gestão da diretora Ana Paula Oliveira Santos, a referida escola passou a ofertar o Ensino Fundamental, que teve sua clientela ampliada no biênio 2003/2004 quando foi diretor José Carlos Santos, posteriormente, no período de 2005 a 2008, o diretor Jorge Correia de Lima deu continuidade a administração da referida escola.

Nos anos de 2009 e 2010, a direção foi composta por Givaldo Francisco dos Santos (diretor).

No ano de  2011/2012 foi Ademaldo da Costa Fonseca (Diretor).

De 2013/2016, ficou a frente da Direção Katinei Santos Costa.

Iniciando o ano de 2017, a escola tem uma nova direção:
Diretora- Nilza de Araújo Santos.
Coordenadoras- Adriana Barbosa de Almeida Fontes e Sandra Mara Ribeiro.
Secretária- Mônica Santana Souza Lima.

Ao longo de sua trajetória, muitos foram os que por ela passaram, e hoje ocupam importantes cargos ou exercem relevantes profissões, ou mesmo, frequentam os bancos das universidades do nosso Estado e de Estados vizinhos.

Nenhum comentário