Centro Equestre Mainzão
O Jóquei Clube, denominado de CEM (Centro Equestre Mainzão), localizado em um terreno, na estrada que dá acesso ao povoado Gameleira. O centro equestre dispõe de restaurante, residência, espaços para shows, onde já foram realizadas festas de casamentos, aniversários, mas cuja finalidade está diretamente voltada para eventos como vaquejadas, provas de tambores, corridas de cavalos e leilões. A arena contempla uma pista com 620 metros sendo 320 destinados para a corrida e 300 é o parador dos cavalos, 16 baias (quartos com piso de areia ou feno onde ficam os animais), lá eles são alimentados, limpos todos os dias pela manhã.
Como intenção inicial, buscou-se uma implantação da estrutura em um terreno que possibilitasse diversas relações de usos e fluxos, conectando e articulando, funcional e visualmente, seus diferentes ambientes com intensa atividade ligada ao lazer e ao esporte.
O Centro comporta apenas animais de criação com idade entre 01 e 05 anos. No local, há 16 cavalos da raça quarto de milha, sendo alimentados, duas vezes por dia, de forma variada de manhã e à tarde com ração, durante o dia é também alimentado com feno (capim moído); todos os cavalos são banhados diariamente pela manhã ou à tarde, após o treinamento que acontece durante o dia com uma duração de 15 a 20 minutos a depender da estética do cavalo. O tratamento com veterinário é realizado semanalmente e antes das corridas. No local, há 03 funcionários, 02 desses são responsáveis pelos serviços de banho, escovar os cavalos, lavar os cochos da água, o da ração e ajudar no treinamento físico.
Nenhum comentário